sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Capitães da Areia, de Jorge Amado


Capitães da Areia são órfãos largados na rua ao abandono e à sorte da vida, crianças que com a força das circunstâncias tiveram de se fazer homens de repente nas ruas da Bahia. O livro conta-nos a vida de Pedro Bala, o chefe dos Capitães da Areia, Volta-Seca, João Grande, Gato, Professor, Sem-Pernas, Boa-Vida, Pirulito, Dora, Barandão e todos os outros meninos que se viram na rua sem um tecto, sem família e sem comida a travar uma luta diária para a sobrevivência.
Nesta história não é apenas contada a história de cada uma destas crianças, é um retrato social do Brasil naquela época, é um grito de justiça, igualdade e liberdade. É de tal forma cativante que no fim se passa algum tempo a pensar na história, na vida daquelas crianças e no rumo que tomaram.
Jorge Amado descreve, em páginas carregadas de grande beleza e dramatismo, a vida dos meninos abandonados nas ruas de São Salvador da Bahia, conhecidos por "Capitães da Areia". "Capitães da Areia" é o livro de Jorge Amado mais vendido no mundo inteiro.Publicado em 1937, teve a sua primeira edição apreendida e queimada em praça pública pelas autoridades do Estado Novo. Em 1944 conheceu nova edição e, desde então, sucederam-se as edições nacionais e estrangeira, e as adaptações para a rádio, televisão e cinema.
Fonte: fnac.pt

1 comentário:

Lili C. disse...

Na minha lista de livros a ler!