quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Não podemos ver o vento, de Clara Pinto Correia


"Não podemos ver o vento" conta a história de Mariana Mindelo, uma psicóloga mãe de duas gémeas demasiado bonitas, que decide estudar o comportamento dos Grupos Especiais e Grupos Especiais Pára-quedistas, homens treinados para fazer frente às guerrilhas de uma forma rápida e eficaz. À medida que Mariana aprofunda o seu estudo descobre segredos do passado de Guilherme, o homem por quem se apaixona durante este estudo, as peças do puzzle vão-se encaixando e revelam factos pelos quais Mariana não esperava.
O quadro final, além de uma explicação psicológica exaustiva, é esclarecedor de toda a história que deixámos para trás, ainda assim perdi-me algumas vezes entre capítulos ao tentar situá-los numa linha temporal que parecia que me escapava. Até o título me parece fora do sítio até chegar à última linha do último parágrafo, apesar de continuar sem realmente o entender.
É uma história que marca a vale pelo contexto, pela época escolhida e pelos factos verdadeiros que aqui são contados, como a própria autora afirma no início "Todas as histórias que aqui se contam são verdadeiras. O romance, esse, foi inventado do princípio ao fim".
Mariana, uma psicóloga de determinação férrea, mãe de duas gémeas atrevidas e curiosas, começa a frequentar o Solar de Turismo de Habitação que Guilherme dirige na Serra do Barroso para preencher os tempos livres das filhas. Estabelece rapidamente uma amizade com o proprietário e à medida que essa relação vai estreitando começam a surgir os temas que lançarão a psicóloga na sua investigação sem retorno: A Guerra Colonial em Moçambique, a formação dos Grupos Especiais e dos Grupos Especiais Pára-Quedistas, as suas incríveis missões-relâmpago de contra-guerrilha, o uso de estupefacientes fornecidos pelo próprio Exército Português, e outros segredos. Não Podemos Ver O Vento é um puzzle em que as peças vão encaixando para revelar aspectos imprevistos dos abismos da alma humana e histórias verdadeiras de um dos segredos mais bem guardados da Guerra. A última peça do puzzle, no entanto, ao revelar o quadro na sua totalidade, também o modifica por completo: afinal havia mais um segredo, o mais impressionante de todos, e desse nem Guilherme falou nem Mariana suspeitou.
Fonte: fnac.pt

Sem comentários: